terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2011: UM ANO DE CONQUISTAS!

Desde de 2009, a Cia. Extremos Atos tem investido, e acreditado, de modo especial no espetáculo O Boneco do Marcinho. E, como consequência, obtivemos resultados animadores. Sob condições adversas, principalmente para quem quer dar visibilidade a um trabalho, buscamos o encontro com todo tipo de público. Teatros de Guarulhos, Taboão da Serra, espaço Periferia Invisível, CEUs, saraus, livraria, escolas, abrigo, associações de bairro, ONGs, eventos como o Criança Esperança, o Satyrianas no Periferia Invisível e a II Pequena Mostra de Teatro da Unifesp Guarulhos, até mesmo o quase sexagenário Teatro João Caetano foram nosso "palco". Idealizamos, inclusive, um projeto de apresentações em vários lugares da periferia de São Paulo, o Circuito Teatral Favelar. Uma proposta que se estendia a todos que nos chamassem, pois nosso objetivo principal foi sempre oferecer um pouco da magia transformadora do Teatro a quem nunca teve essa experiência. Assim, vieram frutos que propiciaram muita alegria para o grupo. 


Além das apresentações e da satisfação de saber que o público, principalmente o infantil, teve momentos de encantamento, fomos presenteados com aparições em programas de TV de âmbito local e nacional. Nada de muito "exclusivo", mas que tiveram sua importância na medida em que divulgaram nosso trabalho. Foram pequenos momentos mostrados no Bom Dia SP, SPTV 1ª Edição e, para nossa surpresa, no Jornal Nacional da Rede Globo. O ano de 2011 terminou coroado com a publicação, pela editora EDICON, da versão para livro da peça e com a contemplação pelo edital do Teatro Coletivo para uma temporada dela em maio deste ano. 


Não podemos esquecer os parceiros nessa jornada: o cafezinho e o entusiasmo de Dona Helena (mãe do membro-fundador do grupo Emerson Alcalde), integrantes do Periferia Invisível, o agitador cultural Alessandro Buzo, a videomaker Cristina Adelina Assunção, EDICON, o artista grafiteiro Ìtalo Raphael, Elizandra Souza da Agenda Cultural da Periferia, a cenógrafa Márcia Pires, Paulo Barcellos que ajudou na sonoplastia, a iluminadora e agora integrante do grupo Joy Ribeiro, o preparador corporal Carlos Freitas, Antônio Marcos Moura, Brown, Wander Che, Carla Soares, SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, Sarau dos Mesquiteiros e todos que nos receberam através do Circuito Teatral Favelar... Enfim, são muitos os amigos que nos incentivaram e prestigiaram. Pra eles, um "salve especial!". Talvez, com essa expressão, aqueles que não citamos se sintam incluídos nessa relação. É o que desejamos. 


P.S.: aguardem para breve o blog do espetáculo!


                                                                       Fernando Matraga, operador de som e integrante da companhia



O TEATRO COLETIVO NOS ESPERA EM MAIO!

Site do Teatro Coletivo com destaque para O Boneco do Marcinho

LANÇAMENTO DO LIVRO "O BONECO DO MARCINHO"
Realizado durante o Satyrianas no Periferia Invisível

Emerson Alcalde autografando


Joy Ribeiro, iluminadora, ao lado de
Fernando Matraga, operador de som,
e Emerson com Ítalo Raphael, o ilustrador do livro
         
A peça apresentada no mesmo dia do lançamento. Sucesso absoluto!

Sem comentários: